segunda-feira, agosto 15, 2005

Contos da modernidade avançada

Era uma vez um sueco que sabia imitar na perfeição o barulho irritante de uma motoreta. Um dia decidiu que não bastava que o seu particular dom fosse conhecido apenas pelo seu círculo de amigos: gravou o som e disponibilizou-o na sua página pessoal na internet. Tornou-se tão conhecido que até um canal de televisão o contactou para reproduzir o barulho do motor de dois tempos ao vivo. Um outro sueco, desta feita designer, inspirado pelo peculiar ruído, desenhou uma imagem animada tão irritante quanto o som - um sapo meio nú, de capacete e blusão do motociclista - e também o colocou on line. Neste mundo tão globalizado, não tardou a que uma companhia de toques de telemóvel alemã comprasse dos direitos do sapo e do som, baptizado Crazy Frog. Ambos invadiram a publicidade televisiva e milhões de pessoas compraram o maldito toque. O sucesso foi tal que um DJ resolveu criar uma canção a partir do toque, com direito a videoclip e tudo. Agora está nos tops por toda a Europa. Um jogo electrónico já está em preparação. Não me espanta que daqui ainda saia um filme e toda uma linha de merchandising: T-shits, bonecos de plástico, cuecas, escovas de dentes... No end...

Sem comentários: