É a melhor praia num raio de 50km (ou mais) da toca dos dragões. Uma extensão perfeita de areia imaculada, que convida a um passeio. Água limpa e saborosa onde se toma banho sem medo de gastrites, dermatites e outras ites. Ondas revoltas que tornam o mergulho num desafio. Cheiro a urze e maresia. A moldura verde e castanha da serra de Sintra, feita de arbustos, rochas e pinheiros. A dose certa de gente, para não se perder nem a privacidade nem a segurança. Surfers, bodyborders e kitesurfers para proporcionar entretenimento. Deliciosas bolas de berlim com o patrocínio do clix. Parques de estacionamento pago por uma quantia módica para garantir sempre lugar a preço justo. Acessos sem filas de trânsito (pelo menos nos dias de semana).
Seria a praia perfeita se não fosse a nortada. O vento dominante na maioria dos dias é intenso e vem de norte. Arrefece a temperatura do mar e do ar, empurra as ondas para alturas perigosas, tinge a bandeira de vermelho, salpica os veraneantes com água e areia, entorta os chapéus de sol até não haver outro remédio que não fechá-los. Em suma, dificulta, quando não impossibilita de todo, a fruição de um dia na praia.
Os dragões já sabem, quando saem de casa, que têm 50% de probabilidades de regressar ao fim de um par de horas, enregelados e salgados, frustados por nem terem despido as camisolas, por não terem molhado mais do que os dedos dos pés, por terem sido afugentados pelo temível vento norte. Mas, all things considered, ainda é a melhor praia que temos.
Sem comentários:
Enviar um comentário